Código de Conduta
Os participantes do
modelo devem respeitar a todo momento o protocolo diplomático dos Fóruns,
cuidando, portanto, tanto da linguagem corporal quanto da oral. Deve-se manter
um comportamento respeitoso e cortês com os demais delegados, participantes e
membros da organização do evento.
Um delegado não estará,
em nenhum momento, autorizado a interromper o discurso de outro delegado ou da
Mesa Moderadora. Devido à formalidade
e a seriedade do evento, todos os participantes devem apresentar-se com trajes
formais e de preferência pontualmente.
Só serão reconhecidas
delegações que chegarem até 30 minutos após o início da sessão. Os delegados
devem trajar-se ao menos com camiseta e calça social, podendo usar terno
e gravata se desejarem, e sapatos sociais. Na falta de sapatos sociais pode-se
usar outro tipo de sapato fechado, desde que discreto. O mesmo vale para as
delegadas, que tem ainda a liberdade de escolher pelo uso do tailler (conjunto
com saia), desde que guardado o decoro.
Será permitida a
utilização de laptops nas sessões. Não sendo, entretanto, permitida a
utilização de celulares de qualquer tipo, ou aparelhos de som como Ipods.
Andamento da sessão
No início da primeira
sessão, será concedido a cada delegado um determinado tempo para que seja
proferido seu discurso de abertura. Tal discurso deve ser baseado em seu Documento de Posição, que deverá ser entregue à Mesa antes do início da sessão.
O Documento de Posição deve ser redigido de acordo com a política externa de
seu país no que tange ao tema do debate, delineando os principais pontos que
serão defendidos pelo delegado durante as discussões.
Uma vez iniciada a
sessão, os delegados serão instruídos a se inscreverem na lista de oradores,
controlada pela Mesa Moderadora. Em seguida, terão autorização para discursar
apenas enquanto o nome de seu país for o primeiro da lista, estando
expressamente proibido a sua manifestação durante qualquer outro momento do
debate, a menos que a Mesa o autorize.
Ao término do discurso
de cada delegado ou comunicação da Mesa Moderadora, o presidente da Mesa
aceitará petições de moções ou pontos a fim de esclarecer ou modificar questões
práticas que definam o andamento do debate. Reserva-se à Mesa o direito de
aceitar ou não um pedido de moção ou ponto e submetê-lo a votação.
Inicialmente não haverá
limite para o tempo de fala, até que algum delegado levante uma moção para
limitação do tempo.
Pontos e Moções
Os principais pontos e moções que podem ser movidos são:
1. Ponto
de Ordem:
movido quando um delegado entenda que houve erro de procedimento por parte da
Mesa Moderadora.
2. Ponto
de Informação: movido quando um delegado deseja esclarecer pontos técnicos do debate,
como regras de discurso, regras de conduta ou regras do procedimento de
votação.
Não é necessária votação para a aprovação de um ponto.
3. Moção
para Suspensão da Sessão*: movida com o propósito de suspender a sessão de debate. O
horário de reinício da sessão será definido antes que a moção entre em processo
de votação. Caso aprovada, a lista de oradores é suspensa e será retomada do
ponto em que foi interrompida ao início da próxima seção.
4. Moção
para limitação do tempo de discurso*: movida com o propósito de limitar o tempo de
discurso dos delegados. O delegado que levantar essa moção deverá propor o
intervalo de tempo que limitará os discursos. Se aceita pela Mesa, essa moção
deverá ser debatida por dois delegados, um contrário e outro favorável a sua
aprovação, antes de submetida à votação. Originalmente, a cada um destes dois
delegados será disponibilizado um intervalo de noventa segundos para a
realização de seu discurso.
5. Moção
para Debate Não-Moderado*: movida com o propósito de suspender a atuação da Mesa por
um período de tempo predeterminado. Se aprovada, essa moção suspende a lista de
oradores momentaneamente para que os delegados possam debater livremente sem a
intervenção da Mesa.
6. Moção
para o Reconhecimento de Delegação: moção movida para que a Mesa reconheça a presença de
uma delegação que tenha chegado após o término da contagem dos países
presentes. Sem o reconhecimento da Mesa, os delegados não poderão inscrever-se
na lista de oradores e não terão direito a voto.
Lembrando que só haverá reconhecimento de delegação até 30 minutos após o
início da sessão.
7. Moção
para Apresentação de um Projeto de Resolução: após a aprovação da Mesa, o projeto de resolução
deve ser lido por um de seus signatários e submetido à votação. Para tanto,
qualquer país signatário desse projeto deve mover uma moção para que o mesmo
seja lido e debatido.
* Esta
moção deve ser submetida à votação e requer apoio da maioria simples
(metade mais um) dos
delegados presentes para que seja aprovada.