Regras e Procedimentos da Simulação


Código de Conduta


Os participantes do modelo devem respeitar a todo momento o protocolo diplomático dos Fóruns, cuidando, portanto, tanto da linguagem corporal quanto da oral. Deve-se manter um comportamento respeitoso e cortês com os demais delegados, participantes e membros da organização do evento.

Um delegado não estará, em nenhum momento, autorizado a interromper o discurso de outro delegado ou da Mesa Moderadora. Devido à formalidade e a seriedade do evento, todos os participantes devem apresentar-se com trajes formais e de preferência pontualmente.

Só serão reconhecidas delegações que chegarem até 30 minutos após o início da sessão. Os delegados devem trajar-se ao menos com camiseta e calça social, podendo usar terno e gravata se desejarem, e sapatos sociais. Na falta de sapatos sociais pode-se usar outro tipo de sapato fechado, desde que discreto. O mesmo vale para as delegadas, que tem ainda a liberdade de escolher pelo uso do tailler (conjunto com saia), desde que guardado o decoro.

Será permitida a utilização de laptops nas sessões. Não sendo, entretanto, permitida a utilização de celulares de qualquer tipo, ou aparelhos de som como Ipods.

Andamento da sessão

No início da primeira sessão, será concedido a cada delegado um determinado tempo para que seja proferido seu discurso de abertura. Tal discurso deve ser baseado em seu Documento de Posição, que deverá ser entregue à Mesa antes do início da sessão. O Documento de Posição deve ser redigido de acordo com a política externa de seu país no que tange ao tema do debate, delineando os principais pontos que serão defendidos pelo delegado durante as discussões.

Uma vez iniciada a sessão, os delegados serão instruídos a se inscreverem na lista de oradores, controlada pela Mesa Moderadora. Em seguida, terão autorização para discursar apenas enquanto o nome de seu país for o primeiro da lista, estando expressamente proibido a sua manifestação durante qualquer outro momento do debate, a menos que a Mesa o autorize.

Ao término do discurso de cada delegado ou comunicação da Mesa Moderadora, o presidente da Mesa aceitará petições de moções ou pontos a fim de esclarecer ou modificar questões práticas que definam o andamento do debate. Reserva-se à Mesa o direito de aceitar ou não um pedido de moção ou ponto e submetê-lo a votação.

Inicialmente não haverá limite para o tempo de fala, até que algum delegado levante uma moção para limitação do tempo.

Pontos e Moções
Os principais pontos e moções que podem ser movidos são:

1. Ponto de Ordem: movido quando um delegado entenda que houve erro de procedimento por parte da Mesa Moderadora.

2. Ponto de Informação: movido quando um delegado deseja esclarecer pontos técnicos do debate, como regras de discurso, regras de conduta ou regras do procedimento de votação.
            Não é necessária votação para a aprovação de um ponto.

3. Moção para Suspensão da Sessão*: movida com o propósito de suspender a sessão de debate. O horário de reinício da sessão será definido antes que a moção entre em processo de votação. Caso aprovada, a lista de oradores é suspensa e será retomada do ponto em que foi interrompida ao início da próxima seção.

4. Moção para limitação do tempo de discurso*: movida com o propósito de limitar o tempo de discurso dos delegados. O delegado que levantar essa moção deverá propor o intervalo de tempo que limitará os discursos. Se aceita pela Mesa, essa moção deverá ser debatida por dois delegados, um contrário e outro favorável a sua aprovação, antes de submetida à votação. Originalmente, a cada um destes dois delegados será disponibilizado um intervalo de noventa segundos para a realização de seu discurso.

5. Moção para Debate Não-Moderado*: movida com o propósito de suspender a atuação da Mesa por um período de tempo predeterminado. Se aprovada, essa moção suspende a lista de oradores momentaneamente para que os delegados possam debater livremente sem a intervenção da Mesa.

6. Moção para o Reconhecimento de Delegação: moção movida para que a Mesa reconheça a presença de uma delegação que tenha chegado após o término da contagem dos países presentes. Sem o reconhecimento da Mesa, os delegados não poderão inscrever-se na lista de oradores e não terão direito a voto.
Lembrando que só haverá reconhecimento de delegação até 30 minutos após o início da sessão.

7. Moção para Apresentação de um Projeto de Resolução: após a aprovação da Mesa, o projeto de resolução deve ser lido por um de seus signatários e submetido à votação. Para tanto, qualquer país signatário desse projeto deve mover uma moção para que o mesmo seja lido e debatido.

* Esta moção deve ser submetida à votação e requer apoio da maioria simples
(metade mais um) dos delegados presentes para que seja aprovada.

 
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